atualizado em fev / 2007
atualizado em Fev./2007
Pag.02 (Histórico da cidade)
SOBRE A CIDADE DE JALES
Área da unidade territorial: 369Km2
Latitude do distrito sede do município: -20,26889°
Longitude do distrito sede do município: -50,54583°
Altitude: 478 m
Prefeito 2009/12: Humberto Parini - PT 13
População de Jales
(*) Estimativa Populacional
IBGE-2009: 49.996 hab.
BREVE HISTÓRIA DE JALES
Em nossos confins, no ano de 1940, iniciava-se o desmatamento da Praça Bandeirantes e construíam-se alguns ranchos humildes com folhas de palmeiras.
Para atender aos reclamos de sua índole e de sua credulidade, os pioneiros da epopéia, que vieram fundar uma cidade, levantaram um cruzeiro tosco, implantado numa clareira defronte ao atual fórum, onde foi substituído por outra grande cruz, no dia 15 de abril do ano seguinte (1941).
Os moradores mais antigos dão conta que, da Praça Bandeirantes, o velho cruzeiro foi aproveitado para o primeiro cemitério, hoje estação rodoviária, e de lá desapareceu, provavelmente incendiado.
JALES, um dos mais novos municípios do estado de São Paulo, nasceu de um planejamento urbanístico racional, demonstrando a visão empreendedora de seus colonizadores, com grande destaque para seu fundador , o engenheiro Euplhy Jalles, e outros como Aristófano Brasileiro de Souza, José Nunes de Brito, Ataíde Gonçalves da Silva, João Mariano de Freitas, Jorge Batista, Pedro Marcelino, José Basilio, Juvêncio Pereira de Brito, Domingos Paz Landim, Manoel Paz Landim, João Mariano de Freitas Filho, Altino Antônio de Oliveira, Alfredo Barbour e muitos outros.
Jales foi fundada em 15 de abril de 1941, já com grandes perspectivas de desenvolvimento pelas potencialidades da região. Na época , quando da elaboração do planejamento urbano e rural referente ao uso do solo, já se projetava um município organizado e preparado para uma expansão racional e ordenada.
Jales foi elevada a Distrito de Paz pelo decreto Lei n.º 14,.334 de 30 de novembro de 1944 e elevado à categoria de município por força da Lei n.º 233 de 24 de dezembro de 1948. Em 3 de dezembro de 1952 é sede de Comarca através da Lei n.º 1940.
Em 1940, iniciou-se a derrubada das pimeiras árvores para o assentamento da futura Vila Jales. Era o machado iconoclasta entrando em cena por conta do pioneiro contratado Athaydes Gonçalves da Silva.
O jovem carreiro, com 17 anos de idade, Nivaldo Rodrigues de Paula, foi procurado pelo Eng. Euphly Jalles para arrastar as toras dos esteios e baldrames dos primeiros ranchos a serem construídos. Um companheiro, o Ângelo da Silva Pereira (Vito), carpinteiro, encarregou-se da lavra do cruzeiro de fundação. Ambos tornaram-se amigos, participaram da primeira solenidade de 15 de abril de 1941, e ficaram conhecendo a família recém chegada de João Mariano de Freitas, o João Lapiá. Conquistaram os corações de suas filhas Luiza e Aparecida Mariano de Freitas, conhecidas familiarmente por Rosa e Neguinha, respectivamente.
Noivaram e marcaram casamento para 30 de setembro de ano seguinte (42), como registro no cartório de Votuporanga, jurisdição da comarca de Monte Aprazível. No dia marcado, o Juiz de Paz, depois de empurrar o fordeco, encher o radiador várias vezes, dar partida à manivela e tapar buracos da estrada, só conseguiu chegar à noite avançada, mas o recado foi dado. Realizou-se, assim, em Jales, a primeira celebração matrimonial com a dupla de casais dizendo Sim e Sim.
O Aniversário de Jales é comemorado em 15 de Abril !!!
Fonte: PM de JALES
Assinar:
Postagens (Atom)